Há doze anos a idealizadora do Apadrinhe um Sorriso decidiu que iria falar na monografia sobre as mulheres do Parque das Missões. Ao decidir trilha esse caminho encontrou as mulheres que hoje fazem parte das Rodas de Conversa.
Se hoje existe tudo que se conhece por Apadrinhe um Sorriso é por conta desse encontro foi possível desenvolver um trabalho com elas e para elas. A tática encontrada foi conquistar à confiança delas agradando suas crias.
O tempo passou. Eis que teve a feitura dos saraus de poesia. Veio teatro, depois as aulas de luta seguida da capoeira e agora temos na grade de atividades tbm o futebol.
E também os encontros da Roda de Mulheres Apadrinhe um Sorriso. 

Uma vez por semana nos encontramos para troca sobre feminismo, maternidade, violência e tantos outras questões que atravessam essas mulheres. Essas mulheres superaram coisas pesadas relacionada à violência, abandono e descaso e hoje criaram um modelo de negócio que vai impactar outras mulheres na luta contra o feminicidio.

Com ou sem nervosismo elas foram lá e meteram as caras para uma banca em que a maioria dos “concorrentes” eram jovens da idade dos filhos dela.
Mas domaram o medo e foram.
Isso é empoderamento.

A Roda de Mulheres Apadrinhe um Sorriso é pura potência e elas querem expandir o que deu certo para elas para outras favelas.

Falar de violência contra meninas e mulheres dentro de uma favela que o poder público insiste em inviabiliza e impossibilita acesso é sim motivo de orgulho.

Estamos vendo na prática um tanto de Mulheres assumindo o protagonismo desse trabalho e que BOM, pois ele é do mundo.

A criação da metodologia do que fazemos foi possível nos diálogos cotidianos a partir dos encontros.

Agora elas estão transformando essa metodologia e que BOM.

Orgulho define.

Parabéns Katiane, Iara, Luciene e Kasia pelo comprometimento e confiança.

Parabéns todas as outras que ficaram de longe torcendo.

Arrasaram muitoooooo

 

Roda das Mulheres Apadrinhe um Sorriso no Demoday Pense Grande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *