Projetos sociais da ONG Apadrinhe um Sorriso

Projetos sociais que mudam vidas 

A ONG Apadrinhe um Sorriso tem como proposta oferecer educação, alimentação, cultura e cidadania para crianças e adolescentes da comunidade Parque da Missões, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. E para isso, foram criados projetos sociais objetivando mudar as vidas desses jovens. Todos esses projetos são pedagógicos e com orientação da líder e criadora da ONG a Fabiana da Silva. A seguir é possível conhecer todos os projetos e os seus objetivos.

Sarau de Poesia 

A principal atividade realizada pela organização não governamental é o sarau de poesia, nele as crianças e adolescentes atendidos pela instituição praticam experiências culturais e o convívio social, realizando atividades lúdicas e recreativas, através da leitura de poesias, livros, produção de textos e poesias. Acontece em todos os sábados das oito horas da manhã até as dezessete horas. 

Roda de Mulheres

É um projeto diferente dos demais oferecidos pela ONG Apadrinhe um Sorriso, nesse o foco é nas mulheres e mães dos jovens atendidos.  Durante o encontro da roda de mulheres são debatidos temas para o desenvolvimento da mulher no seu meio social, familiar e inserção no mercado de trabalho e empresarial, por isso, são abordados assuntos como: empreendedorismo, feminismo, violências em geral e educação familiar. 

Roda de Leitura

A ONG Apadrinhe um Sorriso tem o foco em trabalhar com a literatura, acreditando que a arte literária pode mudar o rumo de muitas vidas, dando cultura e educação. Pensando nisso, foi criada a roda de leitura para que as crianças e adolescentes tenham contato direto com livros e variedade de temas literários, por isso, foi feita a sala de leitura, onde qualquer pessoa atendida pode ter contato com o acervo de livros, que no momento possui mais de três mil exemplares. 

 

Oficina de Teatro 

Desenvolvida em 2013 pela ONG Apadrinhe um Sorriso, a oficina de teatro é uma atividade pela qual os jovens criam e participam de peças que contam as suas realidades sociais e familiares, além de trabalharem temas de importância social e de representatividade, através de metodologias pedagógicas de desenvolvimento cognitivo, social e educacional. 

Futebol

O futebol é um esporte que serve instrumento para o desenvolvimento humano e da sociedade, por esse motivo que foi implementado na instituição, sendo ministrado por um ex aluno da ONG, que é um exemplo do trabalho da Apadrinhe um Sorriso na transformação social. O futebol é usado como política de transformação, através de uma atividade que combate a falta de cuidado com a saúde e melhora a qualidade de vida.

Roda de Capoeira

Recentemente implementada na ONG, a capoeira tem o objetivo de trabalhar o corpo, a saúde das crianças e adolescente, ao mesmo tempo que também trabalha a literatura pelas canções cantadas nas rodas. A capoeira oferece vários benefícios para esses jovens, ajudando em seu desenvolvimento, como a melhora da confiança e autoestima, interação social e melhora do condicionamento físico e mental.

Cinema 

O projeto de ida ao cinema é o que acontece com menor frequência pois necessita de ajuda de pessoas ou empresas para bancar o custo de transporte e compra de ingressos. Mas no ano de 2018 foi realizada a ida ao cinema para a exibição do filme Pantera Negra, foi um sucesso entre os jovens, muitos dos quais nunca tinham visto um filme no cinema, a importância foi além dessa experiência, pois as crianças e adolescentes tiveram o sentimento de representatividade devido ao longa metragem da Marvel ter em sua totalidade pessoas negras no seu elenco, mostrando uma realidade diferente da habitual dos filmes, além disso, mostrava o personagem principal um homem negro como herói, rei e bilionário.

Gostou de conhecer os projetos da ONG Apadrinhe um Sorriso? Se quiser conhecer a historia da instituição é só clicar aqui.

 

Projetos sociais da ONG Apadrinhe um Sorriso
Classificado como:        

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *